Ficarei contente e me alegrarei por causa do teu amor, pois Tu vês que estou sofrendo e conheces as minhas aflições. (SALMOS 31:7)A palavra de Deus nos trás conforto e renova as nossas forças. Essa é a conclusão que temos quando nos deparamos com algo na Bíblia que mostra relação com situações que enfrentamos naquele momento. Nunca devemos nos esquecer de que Deus é nosso refúgio, Ele é aquele com quem sempre podemos contar, Ele é o nosso escudo, a nossa fortaleza, em nele, somente nele, devemos confiar (Salmos 91:2).
Outro dia, em um momento em que fui pego de surpresa com um convite para pregar em um culto de aniversário pastoral, abri a Bíblia no livro de 2 Crônicas, em seu capítulo 20, que trata da vitória do Rei Josafá sobre os Moabitas e os Amonitas e fiquei maravilhado com o agir de Deus. Aquela passagem foi uma confirmação do que deveria ser dito por mim àquela igreja e, além disso, era um bálsamo para a minha alma.
Às vezes os problemas nos atingem de maneira inesperada, causando estragos avalassadores em nossas vidas, nos deixando aflitos e sem direção. Assim ocorreu com o Rei Josafá, que governava Judá e foi surpreendido com a notícia de que seu reino estava prestes a ser atacado por um multidão de filhos de Amom e de filhos de Moabe (2Cronicas 20:2).
Ao receber a notícia do ataque iminente Josafá temeu (2Cronicas 20:2), pois assim acontece com qualquer um, quando o problema ou a ameaça vem trás consigo o temor aos nossos corações.
O Rei Josafá temeu, mas, diante daquela situação, pôs-se abuscar ao Senhor e apregoou jejum a toda a Judá. Os amonitas e moabitas eram muitos, de sorte que Judá provavelmente não teria forças bélicas para os combater. Assim somos nós diante dos problemas que surgem repentinamente, as forças que dispomos são menores do que adversidades que surgem. Mas, o Rei Josafá, cujo nome significa "Jeová é juiz", ao temer o inesperado buscou ao Senhor e determinou ao povo que jejuasse (2Cronicas 20:3).
Ora, quando não temos forças devemos buscar junto a quem as tem. O Senhor é a nossa força (Salmos 28:7) e, sabendo disso, clamou Josafá: "Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir" (2Cronicas 20:6). Sabe-se que o Senhor ouve o clamor dos seus filhos e não os deixa sofrer além das suas próprias forças. Assim aconteceu com o povo de Judá, Deus ouviu o seu clamor e os respondeu da seguinte forma:
Então, veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus. (2Crônicas 20 14:15)
Nosso Deus é maravilhoso, Ele conhece a nossa alma como um florista conhece cada pétala de sua flor preferida. Ele sente as nossas ansiedades e se compadece do nosso sofrimento. Assim como Deus escutou ao Rei Josafá e o povo de Judá, Ele escuta o nosso clamor e quando entra na peleja cessam as dores e se interrompe o mau. O Rei Josafá não precisou lutar pois viu seus inimigos serem destruídos por Deus (2Cronicas 20:24), eis que Ele assumiu a peleja em atenção ao clamor e ao jejum ofertados pelo povo de Judá.
O clamor a Deus é o princípio da vitória do Cristão. Não basta confiarmos em nossas próprias forças. As batalhas inesperadas que nos sobrevêm nesta vida nos abalam, mas, mesmo que estejamos preparados, a vitória vem do Senhor (Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (Provérbios 21:31 NVI)). Essa deve ser a nossa certeza:
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. 5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, 6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. (Salmos 91:1-7)
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. (Salmos 34:19)
Deus nos abençoe e fortaleça a nossa fé!
Se este texto lhe trouxe conforto recomende a seus amigos. Pode ser que Deus tenha algo para eles com esta leitura.
Abraço!